terça-feira, 18 de agosto de 2009

Internet na Educação

Como utilizar a Internet na Educação

José Manuel Moran
Professores e alunos se relacionam com a internet como se relacionam com as outras tecnologias. Se são curiosos, descobrem inúmeras novidades nela. Se são acomodados só observam os defeitos. Precisamos estar preparados para utilizar a tecnologia da internet nas escolas e adaptá-la as diferentes faixas etárias e de acordo com o grau de dificuldade dos alunos para com essa tecnologia. É preciso elaborar diagnósticos das habilidades e montar estratégias de interação com a internet à sua prática cotidiana, favorecendo o surgimento de relações de confiança e interatividade; permitindo ao aluno lidar com novos desafios; estimulando a prática de trabalho colaborativo; distribuindo a responsabilidade pelo aprendizado por todos os membros da classe; contribuindo para tornar a organização da sala mais dinâmica e atrativa.
Na internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação de trabalhos, pesquisas, depoimentos, estudos, produções de alunos e de professores; de apoio ao ensino, com o uso de textos, imagens, sons, utilizando-se como um elemento a mais; e de comunicação entre professores e alunos, professores e professores, alunos e alunos, pessoas conhecidas e desconhecidas.
Penso que a internet surgiu para facilitar a vida das pessoas como um todo, tanto na escola como na vida social e profissional. Hoje se tivermos acesso a internet em qualquer lugar do mundo, podemos interagir e nos comunicar com qualquer pessoa, isso facilita as coisas, economiza tempo e até mesmo dinheiro. Podemos fazer compras, pesquisas estar por dentro das notícias e acontecimentos atuais, enfim a internet com uso consciente torna-se útil e serve de suporte para um desenvolvimento amplo do ser humano.

Nenhum comentário: