quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Todos somos Educadores

Todos somos Educadores

No sentido amplo da vida todos somos educadores porque ensinamos e aprendemos em todos os nossos atos e ações, e mesmo consciente e inconscientemente podemos servir de estímulo e nos estimularmos para evoluir e construir um mundo com pessoas melhores profissionalmente, emocionalmente e socialmente.
A cada etapa da nossa vida percebemos nosso crescimento e aprendemos a lidar com nossa própria vida.
Somos educadores quando lidamos com nossas próprias dificuldades, quando contribuimos com o nosso crescimento e a motivação de outras pessoas, quando transmitimos esperança e ensinamos valores humanos. Somos educadores quando construimos nossa própria trajetória a de nossa família e das pessoas que nos cercam.
Temos que acreditar em nosso potencial de crescimento e que somos parte da história e da construção de um mundo melhor com pessoas mais abertas, humanas e atuantes.

Penso que educador é, em primeiro lugar, uma pessoa que gosta de aprender. Ele também gosta de ensinar, mas sabe, que por mais que saiba das coisas, será sempre um aprendiz.
Quem ama educa, por isso que somos todos somos educadores porque de uma forma ou de outra todos amamos. Quem educa ensina através de atitudes e exemplos, muito mais do que com palavras.
Educar pode ser um processo de continuidade, como um professor que acompanha seus alunos por um período, ou pais que diariamente vêem seus filhos desabrocharem. Mas pode também ser um episódio rápido e marcante, como uma frase dita no momento certo para um desconhecido ou amigo, que toca profundamente o seu ser e fica para sempre tatuado na sua história pessoal.

Nenhum comentário: